Atenção:
- O Eixo Temático “Memória e Patrimônio Educativo” foi cancelado por conta da baixa procura. As comunicações propostas foram realocadas em outros eixos.
- Procure o seu nome na 1a e na 2a opção de Eixo Temático.
- Em breve divulgaremos o dia e horário das apresentações (15 minutos para cada comunicação).
- As proposições de pôsteres e minicursos serão lançadas ainda esta semana.
COMUNICAÇÕES APROVADAS:
- Políticas e instituições educativas:
Nome | Título |
Arlene de Paula Lopes Amaral | Escola do campo no município de Viçosa-MG: memória, política e práticas. |
Danilo Araújo Moreira | O debate público sobre educação na província de Minas: discurso e representações nas falas oficiais. |
Fabiana de Oliveira Bernardo | Caixa escolar em Minas Gerais: o papel dos sócios na garantia da frequência escolar das crianças pobres – (1910-1912) |
Fabiana Inácia da Silva Assunção / Paula Cristina David Guimarães | Práticas educativas no Asylo e no Gymnasio de São Francisco de Assis em São João del Rei (1888-1921). |
Francis Albert Cotta | A fabricação do Soldado Mineiro: inclusão e exclusão sociais no processo de formação profissional da Força Pública (1912-1946). |
Jardel Costa Pereira /Jefferson da Costa Moreira | A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos e a criação do Ginásio Coronel Rozendo em Carrancas, MG. |
Juliana Agostini / Ellen Pereira Neves | A política e o lugar da educação (Ginásio Santo Antônio, 1909-1945) |
Jumara Seraphim Pedruzzi | O espaço físico da Escola Normal de Ouro Preto na segunda metade do século XIX: a busca por um prédio próprio para a Instituição |
Laryssa Sampaio Ferreira / Denilson Santos de Azevedo |
A
sedimentação e/ou ressignificação da imagem e identidade da
UFV a partir da atuação do jornalista e fotógrafo José Paulo
Martins (1981-2012)
|
Leandro Carvalho Silva / Vera Lúcia Nogueira |
A
filantropia e a reconfiguração do espaço urbano: apontamentos
para uma reflexão sobre o desenvolvimento da instrução na
Província de Minas Gerais (1865-1879)
|
Leandro Silva de Paula | De Benjamin Constant a Rivadávia Corrêa: a Cultura Política Republicana e a Escola de Farmácia de Ouro Preto |
Meirelle Aiane Almeida Loredo / Leonardo do Santos Neves | O Colégio Nossa Senhora das Dores e o projeto educacional das Filhas da Caridade em Diamantina 1905-1925 |
Mônica do Carmo Nascimento / Flávio César Freitas Vieira | Escolarização da Escola Normal Oficial de Diamantina no período de 1928 a 1938 |
Sandra Gonçalves Pires Francisco / Jardel Costa Pereira | Do cru ao cozido: a constituição do município e da educação leopoldinense no período imperial brasileiro (1831-1889) |
Sashanicol Rocha Havenith / Leonardo Santos Neves | O ensino superior em Minas Gerais: as instituições e a legislação no período republicano |
Thayná Luana Borges / Denilson Santos de Azevedo | O processo de criação e os primeiros anos do Ginásio Raul de Leoni (1962-1973) |
Vera Lúcia Nogueira | A Companha Auxiliadora da Instrução Pública de Ouro Preto (1839) como projeto político do professor Herculano Ferreira Penna (1811-1867) |
Vinicius
Vieira Silva
| No percurso vivido das legislações e do currículo (1980-2014): uma historiografia da institucionalização da Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Marta Helena, em Uberlândia/Minas Gerais. |
Wilney Fernando Silva/ Gersiane Franciere Freitas Ribeiro |
O
calendário do Grupo Escolar João Alcântara sob a bênção da
Igreja Católica: tessituras de um tempo e de um espaço
(1941-1953)
|
Virgínia Lages Silva / Rosana Baptista de Souza | Nossa Cidade – por uma política pública mnemônica |
Júlio Resende Costa / Sônia Maria dos Santos |
A
instituição dos grupos escolares: sistematização da educação
primária no Brasil na Primeira República e a produção de uma
nova cultura escolar.
|
Christianni Cardoso Morais / Ana Maria Nogueira Oliveira | “Minha escola, meu patrimônio”: a educação museal na parceria universidade-escola-museu. |
2. Intelectuais e projetos educacionais:
Nome | Título |
Anna Luiza Ferreira Romão / Andrea Moreno | O processo de criação do Método de Educação Física com “alma nacional” (1937-1945) |
Barbara Braga Penido Lima | Affonso Penna e os projetos de engrandecimento mineiro: repertórios políticos sobre a escolarização técnica. |
Bruna
de Oliveira Fonseca
| As Lições de Pedagogia de Manoel Bomfim: o problema da felicidade. |
Daise da Silva Santos | De volta à Europa: Francisco Lins em correspondência ao Jornal Minas Gerais (1930) |
Helbert Félix Vieira / Irlen Antônio Gonçalves | O ensino profissional no pensamento do político e intelectual Fidélis Gonçalves Reis |
Iara Marina dos Anjos Bonifácio/ Anderson da Cunha Baia | Dos caminhos da ginástica sueca pelo mundo: a perspectiva a partir dos sujeitos |
Jonatas Roque Ribeiro | A história de Áurea: educação, cidadania e raça na trajetória de uma intelectual negra |
Larissa Modesto dos Santos / Paula Cristina David Guimarães |
Alexina
Pinto: Reflexão da atuação docente de uma professora são-
joanense do final do século XIX e início do século XX
|
Marília
Neto Kappel
| Intelectuais mediadores na Athenas de Minas: Literatos, Jornalistas e Inspetores de ensino e a fundação da Academia Mineira de Letras (1909) |
Patrícia Geralda Resende Souza / Écio Antônio Portes |
Descontinuidade
das vantagens escolares: um estudo de caso intergeracional.
|
Ismael Krishna de Andrade Neiva |
A
trajetória de Anibal Mattos como professor e promotor das artes
em Belo Horizonte
|
Marcela Pereira Freitas Lemos / Irlen Antônio Goncalves | História da Escola Agrícola de Lavras: o protestantismo e a educação do trabalhador do campo (1908 -1938) |
3. Imprensa e impressos educacionais:
Nome | Título |
Alice Lopes Spindula / Raphael Ribeiro Machado | Adentrando a variedade discursiva das publicações da revista “Vida Doméstica” na primeira metade do século XX |
Camila Andrade dos Santos Canuto / Ana Cristina Pereira Lage | Discursos acerca da educação feminina nos jornais diamantinenses a partir da segunda metade do século XIX |
Eli Ribeiro dos Santos | A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940) |
Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão | Livros didáticos acessíveis no Brasil oitocentista: reflexões sobre a produção e os usos de livros escolares para pessoas com deficiência visual. |
Gyna de Ávila Ana Claudia Avelar | Outros olhares para a História da Educação Física: os livros e manuais em diálogo com a História dos Impressos. |
Thiago Andreuci Alves Silva/ Karen Dayanne Nunes | A potencialidade do periódico “O Arquidiocesano” como fonte para a História da Educação |
Adriene Santanna / Rosana Areal Carvalho |
O
jornal A
verdade
e o fim do trabalho servil: “hosanas
aos que praticam beneficências e honra aos que as merecem”.
|
4. Formação e profissão docente:
Nome | Título |
Alisson José da Silva Esteves Pereira / Gilvanice Barbosa da Silva Musial | A ESCOLA PRIMÁRIA DISTRITAL DE VERA CRUZ – PINDAHYBAS: um estudo sobre as táticas elaboradas pela professora Maria Estephania para a não supressão da cadeira primária (1901-1909) |
Susane da Costa Waschnewski | O arquivo pessoal de uma professora catarinense no Programa de Assistencia Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar – PABAEE |
Faber
Clayton Barbosa
| A biblioteca de um padre mestre no sertão: obras literárias e práticas educativas na vila de Pitangui no contexto das reformas pombalinas |
Fabiane
Almeida Silva
| A Trajetória Profissional do Supervisor Escolar: Sujeito Transformador do Contexto Educativo |
Gabriela Marques de Sousa / Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro | A formação do professor em Minas Gerais no tramitar da Primeira República: a Escola Normal de Diamantina, 1878 a 1905 |
Kamilla Botelho de Oliveira / Alvanize Valente Fernandes Ferenc | Monitoria: da escola às Universidades, passado e presente. |
Luan Manoel Thomé / Flávio César Freitas Vieira | “O exercício da profissão de professor no Grupo Escolar de Diamantina (1907-1909)” |
Naíse Valéria Guimarães Neves / Sarah Menezes Rocha | Memórias de Infância: com a palavra as professoras de educação infantil. |
Neusa Aureliana Ribeiro / Flávio César Freitas Vieira | Formação e atuação de professores: profissionalismos dos professores da Escola Normal Oficial de Diamantina entre 1951 e 1954 |
Sauloéber Tarsio de Souza / José Lito Salustriano da Silva | “Professores, Mestres e Educadores”: a Docência aos olhos do Jornal O Repórter (Uberlândia: 1950-1970) |
Sonia Maria dos Santos / Kellen Cristina Costa Alves Bernadelli | Vivencias e experiências de uma alfabetizadora do ensino rural: Eurides Pereira de Souza. |
Thassiana Aparecida de Paula / Paula Cristina David Guimarães | As práticas educativas destinadas à formação de professoras no início do século XX: uma análise do Colégio Imaculada Conceição de Barbacena – Minas Gerais. |
Wellington Pereira Silva / Vera Lúcia Nogueira | A atuação do professor régio no Termo de Mariana (1772-1835) |
5. Educação e gerações:
Nome | Título |
Ana Tereza da Silva Nunes /Márcio Danelon | Educação recatada: discursos filosóficos e construções de feminilidade |
Cecília Rodrigues Fadul /Ana Maria de Oliveira Galvão | Escolas de memórias: representações da escola entre novos letrados (Minas Gerais, décadas de1900 a 1930) |
Éllen Pereira Neves / Juliana Agostini | “O Passado Não Está Apenas no Passado”: Efeito de “Permanência e Durabilidade” do Discurso Médico na Educação, Veiculados por Manuais do Professor de Ciências (1953- 2018) |
Faber Clayton Barbosa / Nelian Karolina Belico Marques Scarano | Educação e sobrevivência: estratégias de donas e plebeias para prover o seu sustento e a manutenção da família nas vilas de Sabará e Pitangui (1750 – 1850) |
6. Disciplinas escolares e ensino da história da educação:
Nome | titulo |
Alice Matoso da Costa Silva/ Leonardo dos Santos Neves | A desconstrução curricular da disciplina Psicologia da Educação no contexto das escolas normais |
Dulcineia Aparecida Ferraz Ribeiro/ Jefferson da Costa Moreira | Educação e mudança: inventariando o passado e abrindo novos caminhos no futuro. |
Caio Correa Derossi /Joana D’Arc Germano Hollerbach | A disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal de Viçosa (UFV): parte do Projeto Político-Pedagógico do Regime Militar para as universidades brasileiras. |
Daniele Leonor Moreira Gonçalves/ Carla Simone Chamon | De disciplina a curso superior: a trajetória do ensino de Economia Doméstica no Brasil (1827-1948) |
Geraldo Gonçalves de Lima/ Décio Gatti Júnior | O Instrumentalismo de John Dewey (1859-1952) na perspectiva de manuais escolares de História da Educação e/ou Pedagogia no Brasil |
Jeane Carla Oliveira de Melo | Ensino de História e historiografia do Maranhão oitocentista através da obra Resumo de História do Brazil (1868) |
Paula Furtado Nani/ Paula Cristina David Guimarães | A representação dos negros: uma análise comparativa em coleções de livros didáticos de História de Gilberto Vieira Cotrim (2002 e 2017) |
7. Teoria da história e historiografia da educação:
Nome | Título |
Décio Gatti Júnior /Giseli Cristina do Vale Gatti | A História das Instituições Escolares: aspectos conceituais, historiografia e características da investigação recente |
Juliano Henrique Soares Andrade | A História Cultural como instrumento de análise dos processos e práticas educativas nas associações religiosas leigas entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do XIX na Capitania de Minas Gerais. |
Sauloéber Tarsio de Souza /José Lito Salustriano da Silva | O Jornal Correio de Uberlândia como Fonte para a História da Educação do Triângulo Mineiro (1950-1970) |
Bruno
Bernardes Carvalho
|
Organização
da instrução pública em Uberaba-MG no contexto da República
Velha (1895 – 1917)
|
Polyana
Gomes de Matos
|
O
dispositivo da obrigatoriedade escolar:
disputas,
negociações e desafios (2006-2016)
|
9. Educação profissional:
Nome | Título |
Edmar de Oliveira Souza /Irlen Antônio Gonçalves | Contribuições do contextualismo linguístico para a análise do discurso político sobre o ensino profissional. |
Eliezer Raimundo de Sousa Costa | Ensino Técnico e Tecnológico e Modernização |
Geraldo Gonçalves de Lima | Reforma do Ensino Médio [Lei n.º 13.415/2017] versus Ensino Médio Integrado: entre o dualismo escolar e a formação politécnica e omnilateral. |
Natália Luize Pereira da Conceição/ Carla Simone Chamon | A educação profissional na escrita de Pires de Almeida: um estudo sobre a obra “Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação” de 1889 |
Nelian Karolina Belico Marques Scarano | Os ofícios manuais e a educação feminina nas Minas Colonial: percepções pelos inventários da Vila Real de Sabará (1750 – 1800) |
Jaqueline Maria da Silveira e Silva /Irlen Antônio Gonçalves |
História
da instituição que educa para o comércio: de Lyceu Mineiro
(1927) a Colégio Padre Curvelo (1950) |
10. Educação, movimentos sociais, etnia e gênero:
Nome | Título |
Daniela Oliveira Ramos dos Passos |
A
construção da cidade de Belo Horizonte e a formação
educacional das classes trabalhadoras (1893-1930).
|
Leidiany Peric dos Santos | “Educação e diversidade na sala de aula: a educação das relações étnico-raciais na perspectiva de estudantes do ensino básico” |
Natália
Maria da Cruz Ferreira
|
Mulheres
de papel: práticas de violência contra mulher nas páginas da
imprensa mineira
|
Regiane Cristina da Silva Silvani dos Santos Valentim | Engenharia, classe e epiderme: negros (as) engenheiros (as) egressos (as) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – ano 2017 |
Régis Rodrigues Elisio | O ensino de História frente a emergência das Leis 10.639/03 e 11.645/08: políticas educacionais em perspectiva |
Marileide Lázara Cassoli |
“Educar
os genes: ordem e “desordem” na cidade planejada. Belo
Horizonte, 1897-1930.
|
11. Processos educativos e práticas de sociabilidade não escolares:
Nome | título |
Helder de Moraes Pinto/ Ederlaine Aparecida Seixas | Uma instituição cultural entre um patrono polêmico e seu acervo. Uma casa monumental e seus serviços de pesquisa e educação patrimonial? |
Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso /Aline Rodrigues de Souza Sales | A Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe e os processos culturais e educativos |
Hilton César de Oliveira | Sob a vigilância do pastor |
Ivo Venerotti /Aline Lúcia Nogueira Medeiros | Educação dos sentidos e das sensibilidades: relatos de mulheres viajantes pelo Brasil oitocentista. |
Jackson Jardel dos Santos | Caminhos de pedras: as histórias de vida e as itinerâncias educativas dos charreteiros de Tiradentes |
Leonardo Ribeiro Gomes | “Práticas de recreação para os jovens rurais dos 4-H Clubs dos Estados Unidos e dos Clubes 4-S do Brasil: a circulação de um modelo |
Márcia Onísia da Silva /Vanilda de Paiva Bastos | Para além da academia a formação docente no cotidiano da escola e da família e as subjetividades. |
Natália Félix de Melo | Repensando Tradições: O Projeto Pátria Amada Esquarteja e as relações entre História, Memória e Educação. |
Tainah Fernandes Teixeira Lessa /Vera Lúcia Nogueira | A educação dos sentidos e das sensibilidades na regulação do espaço público marianense (1828). |
Virginia
Aparecida Ambrosio
| A Infância na Colônia José Teodoro sob o olhar do Fotógrafo João da Costa (São João del Rei, 1960 – 1970). |
PÔSTERES APROVADOS: P
Nome | Titulo |
Aline Marie De Simone | Processos Educativos e Práticas de Sociabilidade não Escolares: |
Ana Clara Ramos Correa / Kamilla Botelho de Oliveira / Naise Valéria Guimarães Neves / Bethania de Assis Costa Goulart / Maria de Lourdes Mattos Barreto | Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano: 40 anos de história no atendimento à criança e à formação do educador infantil |
Ana Flávia Vitorino Honório / Emerson Rodrigues Pereira Junior / Luís Carlos Lopes Evangelista / Ana Cristina Pereira Lage | Escola Normal Américo Lopes: uma tentativa de entender a realidade escolar a partir das listas de presença (Diamantina, 1920-1921) |
Claudiene dos Santos Oliveira Pereira / Helder de Moraes Pinto | “Plantemos em alta escala”: a educação rural entre Dom Joaquim Silvério de Souza e Dom José Newton de Almeida Batista – histórias sobre Diamantina e região na primeira metade do século XX |
Elisiane de Cássia Ribeiro Tito / Paula Cristina David Guimarães | Levantamento e Catalogação do arquivo histórico escolar da Escola Estadual João dos Santos (1895-1993). |
Gabrielle Pacheco Noacco / Maria Luisa de Souza Castro Pena | Fontes portuguesas na História da Educação: possibilidades de uso na pesquisa e produção de banco de dados |
Isabela Luíza Rodrigues Silva / Melissa Salaro Bresci | Compreendendo o processo histórico e analise curricular de 1940 do arquivo escolar Ifsuldeminas – Inconfidentes |
Luísa Pádua Zanon / Thaís Carolina Mendes Araújo | A Coexistência entre professores particulares e professores régios no luso-ibérico |
Palloma Victoria Nunes e Silva / Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro | A Escola Doméstica de Brazópolis: a educação profissional feminina nas montanhas mineiras (1927-1965) |
Sthefani Bianck Teixeira Ortiz / Paula Cristina David Guimarães | Levantamento e catalogação dos arquivos históricos escolares do Colégio Santo Antônio em São João del Rei (1909 – 1972). |
Yuri Jefferson de Mattos / Melissa Salaro Bresci | História da Educação do Negro na Primeira Republica (1889-1930) a Luz do Patronato Agrícola Visconde de Mauá. |