trabalhos aceitos

Atenção:

  1. O Eixo Temático “Memória e Patrimônio Educativo” foi cancelado por conta da baixa procura. As comunicações propostas foram realocadas em outros eixos.
  2. Procure o seu nome na 1a e na 2a opção de Eixo Temático.
  3. Em breve divulgaremos o dia e horário das apresentações (15 minutos para cada comunicação).
  4. As proposições de pôsteres e minicursos serão lançadas ainda esta semana.

COMUNICAÇÕES APROVADAS:

  1. Políticas e instituições educativas:
Nome Título
Arlene de Paula Lopes Amaral Escola do campo no município de Viçosa-MG: memória, política e práticas.
Danilo Araújo Moreira O debate público sobre educação na província de Minas: discurso e representações nas falas oficiais.
Fabiana de Oliveira Bernardo Caixa escolar em Minas Gerais: o papel dos sócios na garantia da frequência escolar das crianças pobres – (1910-1912)
Fabiana Inácia da Silva Assunção / Paula Cristina David Guimarães Práticas educativas no Asylo e no Gymnasio de São Francisco de Assis em São João del Rei (1888-1921).
Francis Albert Cotta A fabricação do Soldado Mineiro: inclusão e exclusão sociais no processo de formação profissional da Força Pública (1912-1946).
Jardel Costa Pereira /Jefferson da Costa Moreira A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos e a criação do Ginásio Coronel Rozendo em Carrancas, MG.
Juliana Agostini / Ellen Pereira Neves A política e o lugar da educação (Ginásio Santo Antônio, 1909-1945)
Jumara Seraphim Pedruzzi O espaço físico da Escola Normal de Ouro Preto na segunda metade do século XIX: a busca por um prédio próprio para a Instituição
Laryssa Sampaio Ferreira / Denilson Santos de Azevedo
A sedimentação e/ou ressignificação da imagem e identidade da UFV a partir da atuação do jornalista e fotógrafo José Paulo Martins (1981-2012)
Leandro Carvalho Silva / Vera Lúcia Nogueira A filantropia e a reconfiguração do espaço urbano: apontamentos para uma reflexão sobre o desenvolvimento da instrução na Província de Minas Gerais (1865-1879)
Leandro Silva de Paula De Benjamin Constant a Rivadávia Corrêa: a Cultura Política Republicana e a Escola de Farmácia de Ouro Preto
Meirelle Aiane Almeida Loredo / Leonardo do Santos Neves O Colégio Nossa Senhora das Dores e o projeto educacional das Filhas da Caridade em Diamantina 1905-1925
Mônica do Carmo Nascimento / Flávio César Freitas Vieira Escolarização da Escola Normal Oficial de Diamantina no período de 1928 a 1938
Sandra Gonçalves Pires Francisco / Jardel Costa Pereira Do cru ao cozido: a constituição do município e da educação leopoldinense no período imperial brasileiro (1831-1889)
Sashanicol Rocha Havenith / Leonardo Santos Neves O ensino superior em Minas Gerais: as instituições e a legislação no período republicano
Thayná Luana Borges / Denilson Santos de Azevedo
O processo de criação e os primeiros anos do Ginásio Raul de Leoni (1962-1973)
Vera Lúcia Nogueira A Companha Auxiliadora da Instrução Pública de Ouro Preto (1839) como projeto político do professor Herculano Ferreira Penna (1811-1867)
Vinicius Vieira Silva
No percurso vivido das legislações e do currículo (1980-2014): uma historiografia da institucionalização da Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Marta Helena, em Uberlândia/Minas Gerais.
Wilney Fernando Silva/ Gersiane Franciere Freitas Ribeiro
O calendário do Grupo Escolar João Alcântara sob a bênção da Igreja Católica: tessituras de um tempo e de um espaço (1941-1953)
Virgínia Lages Silva / Rosana Baptista de Souza
Nossa Cidade – por uma política pública mnemônica
Júlio Resende Costa / Sônia Maria dos Santos
A instituição dos grupos escolares: sistematização da educação primária no Brasil na Primeira República e a produção de uma nova cultura escolar.

Christianni Cardoso Morais /
Ana Maria Nogueira Oliveira

“Minha escola, meu patrimônio”: a educação museal na parceria universidade-escola-museu.

2. Intelectuais e projetos educacionais:

Nome Título
Anna Luiza Ferreira Romão / Andrea Moreno O processo de criação do Método de Educação Física com “alma nacional” (1937-1945)
Barbara Braga Penido Lima Affonso Penna e os projetos de engrandecimento mineiro: repertórios políticos sobre a escolarização técnica.
Bruna de Oliveira Fonseca
As Lições de Pedagogia de Manoel Bomfim: o problema da felicidade.
Daise da Silva Santos De volta à Europa: Francisco Lins em correspondência ao Jornal Minas Gerais (1930)
Helbert Félix Vieira / Irlen Antônio Gonçalves O ensino profissional no pensamento do político e intelectual Fidélis Gonçalves Reis
Iara Marina dos Anjos Bonifácio/ Anderson da Cunha Baia Dos caminhos da ginástica sueca pelo mundo: a perspectiva a partir dos sujeitos
Jonatas Roque Ribeiro A história de Áurea: educação, cidadania e raça na trajetória de uma intelectual negra
Larissa Modesto dos Santos / Paula Cristina David Guimarães Alexina Pinto: Reflexão da atuação docente de uma professora são- joanense do final do século XIX e início do século XX
Marília Neto Kappel
Intelectuais mediadores na Athenas de Minas: Literatos, Jornalistas e Inspetores de ensino e a fundação da Academia Mineira de Letras (1909)
Patrícia Geralda Resende Souza / Écio Antônio Portes Descontinuidade das vantagens escolares: um estudo de caso intergeracional.
Ismael Krishna de Andrade Neiva A trajetória de Anibal Mattos como professor e promotor das artes em Belo Horizonte
Marcela Pereira Freitas Lemos / Irlen Antônio Goncalves História da Escola Agrícola de Lavras: o protestantismo e a educação do trabalhador do campo (1908 -1938)

3. Imprensa e impressos educacionais:

Nome Título
Alice Lopes Spindula / Raphael Ribeiro Machado
Adentrando a variedade discursiva das publicações da revista “Vida Doméstica” na primeira metade do século XX
Camila Andrade dos Santos Canuto / Ana Cristina Pereira Lage Discursos acerca da educação feminina nos jornais diamantinenses a partir da segunda metade do século XIX
Eli Ribeiro dos Santos A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940)
Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão Livros didáticos acessíveis no Brasil oitocentista: reflexões sobre a produção e os usos de livros escolares para pessoas com deficiência visual.
Gyna de Ávila Ana Claudia Avelar Outros olhares para a História da Educação Física: os livros e manuais em diálogo com a História dos Impressos.
Thiago Andreuci Alves Silva/ Karen Dayanne Nunes A potencialidade do periódico “O Arquidiocesano” como fonte para a História da Educação
Adriene Santanna / Rosana Areal Carvalho
O jornal A verdade e o fim do trabalho servil: “hosanas aos que praticam beneficências e honra aos que as merecem”.

4. Formação e profissão docente:

Nome Título
Alisson José da Silva Esteves Pereira / Gilvanice Barbosa da Silva Musial A ESCOLA PRIMÁRIA DISTRITAL DE VERA CRUZ – PINDAHYBAS: um estudo sobre as táticas elaboradas pela professora Maria Estephania para a não supressão da cadeira primária (1901-1909)
Susane da Costa WaschnewskiO arquivo pessoal de uma professora catarinense no Programa de Assistencia Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar – PABAEE
Faber Clayton Barbosa
A biblioteca de um padre mestre no sertão: obras literárias e práticas educativas na vila de Pitangui no contexto das reformas pombalinas
Fabiane Almeida Silva
A Trajetória Profissional do Supervisor Escolar: Sujeito Transformador do Contexto Educativo
Gabriela Marques de Sousa / Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro A formação do professor em Minas Gerais no tramitar da Primeira República: a Escola Normal de Diamantina, 1878 a 1905
Kamilla Botelho de Oliveira / Alvanize Valente Fernandes Ferenc Monitoria: da escola às Universidades, passado e presente.
Luan Manoel Thomé / Flávio César Freitas Vieira “O exercício da profissão de professor no Grupo Escolar de Diamantina (1907-1909)”
Naíse Valéria Guimarães Neves / Sarah Menezes Rocha Memórias de Infância: com a palavra as professoras de educação infantil.
Neusa Aureliana Ribeiro / Flávio César Freitas Vieira
Formação e atuação de professores: profissionalismos dos professores da Escola Normal Oficial de Diamantina entre 1951 e 1954
Sauloéber Tarsio de Souza / José Lito Salustriano da Silva “Professores, Mestres e Educadores”: a Docência aos olhos do Jornal O Repórter (Uberlândia: 1950-1970)
Sonia Maria dos Santos / Kellen Cristina Costa Alves Bernadelli Vivencias e experiências de uma alfabetizadora do ensino rural: Eurides Pereira de Souza.
Thassiana Aparecida de Paula / Paula Cristina David Guimarães As práticas educativas destinadas à formação de professoras no início do século XX: uma análise do Colégio Imaculada Conceição de Barbacena – Minas Gerais.
Wellington Pereira Silva / Vera Lúcia Nogueira
A atuação do professor régio no Termo de Mariana (1772-1835)

5. Educação e gerações:

Nome Título
Ana Tereza da Silva Nunes /Márcio Danelon Educação recatada: discursos filosóficos e construções de feminilidade
Cecília Rodrigues Fadul /Ana Maria de Oliveira Galvão Escolas de memórias: representações da escola entre novos letrados (Minas Gerais, décadas de1900 a 1930)
Éllen Pereira Neves / Juliana Agostini “O Passado Não Está Apenas no Passado”: Efeito de “Permanência e Durabilidade” do Discurso Médico na Educação, Veiculados por Manuais do Professor de Ciências (1953- 2018)
Faber Clayton Barbosa / Nelian Karolina Belico Marques Scarano
Educação e sobrevivência: estratégias de donas e plebeias para prover o seu sustento e a manutenção da família nas vilas de Sabará e Pitangui (1750 – 1850)

6. Disciplinas escolares e ensino da história da educação:

Nome titulo
Alice Matoso da Costa Silva/ Leonardo dos Santos Neves A desconstrução curricular da disciplina Psicologia da Educação no contexto das escolas normais
Dulcineia Aparecida Ferraz Ribeiro/
Jefferson da Costa Moreira
Educação e mudança: inventariando o passado e abrindo novos caminhos no futuro.
Caio Correa Derossi /Joana D’Arc Germano Hollerbach
A disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal de Viçosa (UFV): parte do Projeto Político-Pedagógico do Regime Militar para as universidades brasileiras.
Daniele Leonor Moreira Gonçalves/ Carla Simone Chamon De disciplina a curso superior: a trajetória do ensino de Economia Doméstica no Brasil (1827-1948)
Geraldo Gonçalves de Lima/ Décio Gatti Júnior
O Instrumentalismo de John Dewey (1859-1952) na perspectiva de manuais escolares de História da Educação e/ou Pedagogia no Brasil
Jeane Carla Oliveira de Melo Ensino de História e historiografia do Maranhão oitocentista através da obra Resumo de História do Brazil (1868)
Paula Furtado Nani/ Paula Cristina David Guimarães A representação dos negros: uma análise comparativa em coleções de livros didáticos de História de Gilberto Vieira Cotrim (2002 e 2017)

7. Teoria da história e historiografia da educação:

Nome Título
Décio Gatti Júnior /Giseli Cristina do Vale Gatti A História das Instituições Escolares: aspectos conceituais, historiografia e características da investigação recente
Juliano Henrique Soares Andrade A História Cultural como instrumento de análise dos processos e práticas educativas nas associações religiosas leigas entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do XIX na Capitania de Minas Gerais.
Sauloéber Tarsio de Souza /José Lito Salustriano da Silva O Jornal Correio de Uberlândia como Fonte para a História da Educação do Triângulo Mineiro (1950-1970)
Bruno Bernardes Carvalho
Organização da instrução pública em Uberaba-MG no contexto da República Velha (1895 – 1917)
Polyana Gomes de Matos
O dispositivo da obrigatoriedade escolar: disputas, negociações e desafios (2006-2016)

9. Educação profissional:

Nome Título
Edmar de Oliveira Souza /Irlen Antônio Gonçalves Contribuições do contextualismo linguístico para a análise do discurso político sobre o ensino profissional.
Eliezer Raimundo de Sousa Costa Ensino Técnico e Tecnológico e Modernização
Geraldo Gonçalves de Lima Reforma do Ensino Médio [Lei n.º 13.415/2017] versus Ensino Médio Integrado: entre o dualismo escolar e a formação politécnica e omnilateral.
Natália Luize Pereira da Conceição/ Carla Simone Chamon A educação profissional na escrita de Pires de Almeida: um estudo sobre a obra “Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação” de 1889
Nelian Karolina Belico Marques Scarano Os ofícios manuais e a educação feminina nas Minas Colonial: percepções pelos inventários da Vila Real de Sabará (1750 – 1800)
Jaqueline Maria da Silveira e Silva /Irlen Antônio Gonçalves
História da instituição que educa para o comércio: de Lyceu Mineiro (1927) a Colégio Padre Curvelo (1950)

10. Educação, movimentos sociais, etnia e gênero:

Nome Título
Daniela Oliveira Ramos dos Passos A construção da cidade de Belo Horizonte e a formação educacional das classes trabalhadoras (1893-1930).
Leidiany Peric dos Santos “Educação e diversidade na sala de aula: a educação das relações étnico-raciais na perspectiva de estudantes do ensino básico”
Natália Maria da Cruz Ferreira
Mulheres de papel: práticas de violência contra mulher nas páginas da imprensa mineira
Regiane Cristina da Silva Silvani dos Santos Valentim Engenharia, classe e epiderme: negros (as) engenheiros (as) egressos (as) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – ano 2017
Régis Rodrigues Elisio O ensino de História frente a emergência das Leis 10.639/03 e 11.645/08: políticas educacionais em perspectiva
Marileide Lázara Cassoli “Educar os genes: ordem e “desordem” na cidade planejada. Belo Horizonte, 1897-1930.

11. Processos educativos e práticas de sociabilidade não escolares:

Nome título
Helder de Moraes Pinto/
Ederlaine Aparecida Seixas
Uma instituição cultural entre um patrono polêmico e seu acervo. Uma casa monumental e seus serviços de pesquisa e educação patrimonial?
Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso /Aline Rodrigues de Souza Sales A Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe e os processos culturais e educativos
Hilton César de Oliveira Sob a vigilância do pastor
Ivo Venerotti /Aline Lúcia Nogueira Medeiros Educação dos sentidos e das sensibilidades: relatos de mulheres viajantes pelo Brasil oitocentista.
Jackson Jardel dos Santos Caminhos de pedras: as histórias de vida e as itinerâncias educativas dos charreteiros de Tiradentes
Leonardo Ribeiro Gomes “Práticas de recreação para os jovens rurais dos 4-H Clubs dos Estados Unidos e dos Clubes 4-S do Brasil: a circulação de um modelo
Márcia Onísia da Silva /Vanilda de Paiva Bastos Para além da academia a formação docente no cotidiano da escola e da família e as subjetividades.
Natália Félix de Melo Repensando Tradições: O Projeto Pátria Amada Esquarteja e as relações entre História, Memória e Educação.
Tainah Fernandes Teixeira Lessa /Vera Lúcia Nogueira
A educação dos sentidos e das sensibilidades na regulação do espaço público marianense (1828).
Virginia Aparecida Ambrosio
A Infância na Colônia José Teodoro sob o olhar do Fotógrafo João da Costa (São João del Rei, 1960 – 1970).

PÔSTERES APROVADOS: P

Nome Titulo
Aline Marie De Simone Processos Educativos e Práticas de Sociabilidade não Escolares:
Ana Clara Ramos Correa / Kamilla Botelho de Oliveira / Naise Valéria Guimarães Neves / Bethania de Assis Costa Goulart / Maria de Lourdes Mattos Barreto Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano: 40 anos de história no atendimento à criança e à formação do educador infantil
Ana Flávia Vitorino Honório / Emerson Rodrigues Pereira Junior / Luís Carlos Lopes Evangelista / Ana Cristina Pereira Lage Escola Normal Américo Lopes: uma tentativa de entender a realidade escolar a partir das listas de presença (Diamantina, 1920-1921)
Claudiene  dos Santos Oliveira Pereira / Helder de Moraes Pinto Plantemos em alta escala”: a educação rural entre Dom Joaquim Silvério de Souza e Dom José Newton de Almeida Batista – histórias sobre Diamantina e região na primeira metade do século XX
Elisiane de Cássia Ribeiro Tito / Paula Cristina David Guimarães Levantamento e Catalogação do arquivo histórico escolar da Escola Estadual João dos Santos (1895-1993).  
Gabrielle Pacheco Noacco / Maria Luisa de Souza Castro Pena   Fontes portuguesas na História da Educação: possibilidades de uso na pesquisa e produção de banco de dados
Isabela Luíza Rodrigues Silva / Melissa Salaro Bresci   Compreendendo o processo histórico e analise curricular de 1940 do arquivo escolar Ifsuldeminas – Inconfidentes
Luísa Pádua Zanon / Thaís Carolina Mendes Araújo A Coexistência entre professores particulares e professores régios no luso-ibérico
Palloma Victoria Nunes e Silva / Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro A Escola Doméstica de Brazópolis: a educação profissional feminina nas montanhas mineiras (1927-1965)
Sthefani Bianck Teixeira Ortiz / Paula Cristina David Guimarães Levantamento e catalogação dos arquivos históricos escolares do Colégio Santo Antônio em São João del Rei (1909 – 1972).
Yuri Jefferson de Mattos / Melissa Salaro Bresci História da Educação do Negro na Primeira Republica (1889-1930) a Luz do Patronato Agrícola Visconde de Mauá.