Sobre

O X COPEHE (Congresso de pesquisa e ensino de história da educação em Minas Gerais) será realizado entre os dias 06 a 08 de maio de 2019, na cidade de Diamantina (MG), organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Socio Históricas em Educação dos Vales (GEPSHE-Vales) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O Comitê organizador é composto por membros locais e de outras instituições mineiras que possuem pesquisadores da área de História da educação. A intenção é promover uma oportunidade de troca de informações e fomento de pesquisas, dando prosseguimento aos eventos anteriores e contribuindo para o fortalecimento das pesquisas na área de história da educação em Minas Gerais.

Com o subtítulo Minas no passado e no presente: percursos da história da educação pretendemos investir no levantamento e no diálogo com questões que afetam e contribuem diretamente as pesquisas no campo da História da Educação em Minas Gerais. Assim, assuntos como a educação escolar e não escolar, as temporalidades históricas, a constituição e a historicidade da disciplina História da Educação e as suas perspectivas na atualidade são algumas das temáticas que irão servir como eixos condutores para a constituição do evento.

Com a proposição deste Congresso pretendemos propiciar momentos de reunião e intercâmbio entre pesquisadores, a fim de que possam estreitar o diálogo que envolve as pesquisas do campo da História da Educação em Minas Gerais. Com esse espírito, o X COPEHE dá sequência às iniciativas anteriores: o I COPEHE foi realizado em 2001, nas dependências da FUMEC (Belo Horizonte, MG), como uma iniciativa de um grupo de pesquisadores com a intencionalidade de agregar e fortalecer as pesquisas no campo da história da educação em Minas Gerais; o II COPEHE foi realizado em 2003 pela Universidade Federal de Uberlândia; o III COPEHE aconteceu em 2005 e foi organizado pela Universidade Federal de São João del Rei;  o IV COPEHE foi sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora (2007); no ano de 2009, a UNIMONTES (Montes Claros) recebeu o V COPEHE;  a Universidade Federal de Viçosa propôs um balanço dos eventos anteriores ao organizar o VI COPEHE (2011), momento em que a proposta comemorava 10 anos da sua primeira edição; o VII COPEHE foi organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013); a proposta seguinte foi capitaneada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015); finalmente, a última edição retornou e foi organizada pela Universidade Federal de Uberlândia (2017).

A regularidade na realização dos eventos acima citados, organizados por pesquisadores renomados do campo da História da Educação em suas respectivas instituições de ensino e com o apoio dos demais pesquisadores de outras instituições tem originado o fortalecimento, a  ampliação e o diálogo entre as diversas pesquisas  acadêmicas da área. Tal fato acarreta a circulação e troca de conhecimentos para além dos eventos, uma vez que estes proporcionam diversas publicações com os resultados de pesquisas na forma de artigos em anais, livros e artigos em periódicos científicos