histórico COPEHE

A primeira edição do Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais – I COPEHE – teve início em Belo Horizonte, nas dependências da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), entre os dias 28 a 30 de março de 2001. O evento foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo e pelo Unicentro Newton Paiva. Nesse evento inaugural foram apresentadas 58 comunicações. Como produto final deste primeiro momento, os organizadores do evento publicaram o livro História da Educação em Minas Gerais, instrumento responsável por circular os resultados e propiciar novas pesquisas na área[1].

O II COPEHE foi realizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na Universidade Federal de Uberlândia e ocorreu entre os dias 6 a 9 de maio de 2003. Foram aprovados 151 trabalhos sendo 109 comunicações e 42 pôsteres. As instituições promotoras foram a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), as Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP), a Universidade de Uberaba (UNIUBE), o Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba (ISEPI) Instituto Superior de Educação de Ituiutaba (ISEDI), os dois últimos vinculados à Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Os anais podem ser consultados no site do evento[2] e também ocorreu a publicação do livro História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações contendo os textos das conferencias e mesas redondas.[3]

Já o III COPEHE subiu a Serra da Mantiqueira e ocorreu entre os dias 2 e 5 de maio de 2005, na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), tendo como instituições promotoras a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Centro Universitário do Leste de Minas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Na ocasião foram apresentadas 78 comunicações e 08 pôsteres.

O IV Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais se deslocou para a Zona da Mata, sendo realizado entre os dias 7 a 10 de maio de 2007 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo 170 comunicações apresentadas. Foram promotoras as instituições: Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Os anais foram publicados em CD[4].

O V COPEHE, com o tema “(Re) visitando as Minas e desvelando os Gerais”, foi realizado na cidade de Montes Claros, Norte de Minas, nas dependências da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), entre os dias 5 e 7 de maio de 2009. Foram 140 comunicações e 18 pôsteres apresentados. As instituições promotoras foram: Universidade de Montes Claros (UNIMONTES), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os anais estão disponíveis no site do evento.[5] O evento contou com financiamento FAPEMIG.

O VI COPEHE, realizado entre os dias 16 a 18 de agosto de 2011, teve a Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata mineira, como instituição sede. As instituições que promoveram o evento foram: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O VII COPEHE teve como tema “A Escrita da História da Educação em Minas Gerais e no Brasil” e ocorreu entre os dias 04 a 06 de setembro de 2013 na Universidade Federal de Ouro Preto. As instituições promotoras foram o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento contou com a apresentação de 170 trabalhos em comunicação oral, sendo 09 na modalidade mostra fotográfica. Os trabalhos foram publicados em CD.[6]

O VIII COPEHE aconteceu entre os dias 24 a 27 de agosto de 2015 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o tema Diálogos da história da educação. Contou com as instituições parceiras: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Contou com a apresentação de 154 comunicações e 17 pôsteres. Os resultados dos trabalhos foram publicados em CD e, posteriormente ocorreu a publicação de um livro que contêm artigos das mesas redondas e alguns trabalhos classificados como destaque nos Simpósios Temáticos[7]. Este evento contou com financiamento CAPES e FAPEMIG.

O IX COPEHE foi organizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e aconteceu entre os dias 09 e 12 de maio de 2017. A temática foi Repensar a História da Educação, pensar a política na História da Educação e contou com a apresentação de 211 comunicações. Obteve o financiamento das seguintes agências de fomento: CAPES, FAPEMIG e CNPq. É importante salientar que este foi o único evento que contou com o financiamento do CNPq, uma vez que já apresentava regularidade nas proposições passadas. Os resultados desses primeiros encontros foram positivos e atingiram público considerável, tanto de participantes, quanto de leitores, uma vez que os textos apresentados foram publicados em diferentes meios. O X COPEHE acontecerá na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e conta com uma comissão organizadora e científica formada por profissionais de diversas instituições de ensino superior de Minas Gerais: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Instituto Federal de Educação Tenológica do Norte de Minas Gerais (IFNMG); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade de Uberaba (UNIUBE); Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Com a temática Minas no passado e no presente: revisitando a história da educação nas Gerais  pretendemos valorizar as pesquisas e os ensinos da História da Educação de forma regional, com as conexões do que está sendo produzido sobre a História da educação de Minas Gerais ou a produção de trabalhos que versam sobre outros espaços, mas que são produzidos nos programas de pós-graduação deste Estado. Assim, propomos conferências que irão balizar as pesquisas na área em suas diversas temporalidades como, por exemplo, em um passado mais distante por meio da valorização da história da educação na Capitania de Minas Gerais (Conferência de abertura) e os principais problemas e conquistas da área neste momento (Conferência de Encerramento). As mesas redondas abrangem outras preocupações que perpassam as discussões da Comissão Organizadora: em um primeiro momento encontramos a necessidade de revisitarmos o primeiro COPEHE e convidamos os organizadores deste evento para compararem e pensarem os percursos da História da Educação em Minas Gerais a partir daquele momento até a atualidade; a segunda mesa redonda busca refletir acerca dos percalços, conquistas e perdas da história da disciplina história da educação.


[1] LOPES, Ana Amélia; GONÇALVES, Irlen; FARIA FILHO, Luciano e XAVIER, Maria do Carmo (orgs.). História da educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: FCH/FUMEC, 2002

[2] http://www2.faced.ufu.br/nephe/images/autores.htm

[3] GATTI Jr, Décio e INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). História da educação em perspectiva. Ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005

[4]Anais – IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Juiz de

Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007.

[5] http://www.fae.ufmg.br/portalmineiro/conteudo/externos/5cpehemg/index.htm

[6] Anais do Evento. VII COPEHE. Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais. A escrita da história da educação em Minas Gerais e no Brasil, 2013.

[7] LINHALES, Meily Asbu e FONSECA, Thaís Nívia de Lima (orgs.). Diálogos da História da Educação. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2017. Disponível em: https://ceibero.files.wordpress.com/2018/05/livro-dic3a1logos-da-histc3b3ria-da-educac3a7c3a3o.pdf