Confira o Caderno de Resumos do X COPEHE, baixe no celular e acompanhe durante o evento:
https://xcopeheufvjm.files.wordpress.com/2019/05/caderno-de-resumos-x-copehe-ufvjm.pdf
Atenção:
- O X COPEHE acontecerá no Campus JK (Rodovia MGT 367 – Alto da Jacuba, Diamantina, MG)
- Os minicursos, comunicações e pôsteres acontecerão no 2o andar do prédio do Pavilhão de Auditórios.
- Cada comunicação deverá ser apresentada em 15 minutos. Ao final de cada sessão haverá 30 minutos para a discussão dos trabalhos.
- Conferências e Mesas Redondas acontecerão no Auditório da Reitoria.
PROGRAMAÇÃO GERAL
06 de maio de 2019
14:00 às 19:00 – credenciamento (auditório 208 – Pavilhão de Auditórios)
19:00 – Evento cultural e abertura (Auditório da Reitoria)
19:30 – Conferência de Abertura – Dra. Thaís Nivia de Lima e Fonseca (UFMG) – “Pesquisas em História da Educação:olhares sobre Capitania de Minas Gerais”
07 de maio de 2019
08:00 às 10:00 – Minicursos (Pavilhão de Auditórios)
10:00 às 12:00 – Mesa Redonda – “Revisitando o I COPEHE: perspectivas de pesquisa em História da educação em Minas Gerais.” – Dr. Irlen Antônio Gonçalves (CEFET-MG); Dr. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) – Auditório da Reitoria
14:00 às 18:00 – Comunicações (Pavilhão de Auditórios)
17:00 às 19:00 – Apresentação de Pôsteres (Pavilhão de Auditórios – 2o andar)
19:00 – Lançamento de Livros
08 de maio de 2019
08:00 às 10:00 – Minicursos (Pavilhão de Auditórios)
10:00 às 12:00 – Mesa Redonda “História do ensino da História da Educação” – Dr. Décio Gatti Jr. (UFU) ; Dr. Marcus Vinícius Fonseca (UFOP); Dr. Denilson Santos de Azevedo (UFV) ( Auditório da Reitoria)
14:00 às 18:00 – Comunicações (Pavilhão de Auditórios)
19:00 – Atividade Cultural
19:30 – Conferência de Encerramento – “Perspectivas da História da educação na atualidade.” Dr. Carlos Eduardo Vieira (UFPR) – Presidente da SBHE (Auditório da Reitoria)
COMUNICAÇÕES
- Eixo Temático-Políticas e instituições educativas:
07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 201 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Arlene de Paula Lopes Amaral | Escola do campo no município de Viçosa-MG: memória, política e práticas |
Sashanicol Rocha Havenith/ Leonardo Santos Neves | O ensino superior em Minas Gerais: as instituições e a legislação no período republicano |
Laryssa Sampaio Ferreira/ Denilson Santos de Azevedo | A sedimentação e/ou ressignificação da imagem e identidade da UFV a partir da atuação do jornalista e fotógrafo José Paulo Martins (1981-2012) |
Virgínia Lages Silva / Rosana Baptista de Souza | Nossa Cidade – por uma política pública mnemônica |
Christianni Cardoso Morais/ Ana Maria Nogueira Oliveira | “Minha escola, meu patrimônio”: a educação museal na parceria universidade-escola-museu. |
Vinicius
Vieira Silva
| No percurso vivido das legislações e do currículo (1980-2014): uma historiografia da institucionalização da Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Marta Helena, em Uberlândia/Minas Gerais. |
2. Eixo Temático-Políticas e instituições educativas:
07 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 201 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Fabiana de Oliveira Bernardo | Caixa escolar em Minas Gerais: o papel dos sócios na garantia da frequência escolar das crianças pobres – (1910-1912) |
Francis Albert Cotta | A fabricação do Soldado Mineiro: inclusão e exclusão sociais no processo de formação profissional da Força Pública (1912-1946). |
Juliana Agostini/ Ellen Pereira Neves | A política e o lugar da educação (Ginásio Santo Antônio, 1909-1945) |
Leandro Silva de Paula | De Benjamin Constant a Rivadávia Corrêa: a Cultura Política Republicana e a Escola de Farmácia de Ouro Preto |
Júlio
Resende Costa
|
A
instituição dos grupos escolares: sistematização da educação
primária no Brasil na Primeira República e a produção de uma
nova cultura escolar.
|
3. Eixo Temático-Políticas e instituições educativas:
08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 201 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Danilo Araújo Moreira | O debate público sobre educação na província de Minas: discurso e representações nas falas oficiais. |
Fabiana Inácia da Silva Assunção / Paula Cristina David Guimarães | Práticas educativas no Asylo e no Gymnasio de São Francisco de Assis em São João del Rei (1888-1921). |
Jumara Seraphim Pedruzzi | O espaço físico da Escola Normal de Ouro Preto na segunda metade do século XIX: a busca por um prédio próprio para a Instituição |
Leandro Carvalho Silva/ Vera Lúcia Nogueira |
A
filantropia e a reconfiguração do espaço urbano: apontamentos
para uma reflexão sobre o desenvolvimento da instrução na
Província de Minas Gerais (1865-1879)
|
Sandra Gonçalves Pires /Francisco Jardel Costa Pereira | Do cru ao cozido: a constituição do município e da educação leopoldinense no período imperial brasileiro (1831-1889) |
Vera Lúcia Nogueira | A Companha Auxiliadora da Instrução Pública de Ouro Preto (1839) como projeto político do professor Herculano Ferreira Penna (1811-1867) |
4. Eixo Temático-Políticas e instituições educativas:
08 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 201 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Meirelle Aiane Almeida Loredo/ Leonardo do Santos Neves | O Colégio Nossa Senhora das Dores e o projeto educacional das Filhas da Caridade em Diamantina 1905-1925 |
Jardel Costa Pereira/ Jefferson da Costa Moreira | A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos e a criação do Ginásio Coronel Rozendo em Carrancas, MG. |
Mônica do Carmo Nascimento/ Flávio César Freitas Vieira | Escolarização da Escola Normal Oficial de Diamantina no período de 1928 a 1938 |
Thayná Luana Borges/ Denilson Santos de Azevedo | O processo de criação e os primeiros anos do Ginásio Raul de Leoni (1962-1973) |
Wilney Fernando Silva/ Gersiane Franciere Freitas Ribeiro |
O
calendário do Grupo Escolar João Alcântara sob a bênção da
Igreja Católica: tessituras de um tempo e de um espaço
(1941-1953)
|
5. Eixo Temático – Intelectuais e projetos educacionais:
07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 202 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Anna Luiza Ferreira Romão/ Andrea Moreno | O processo de criação do Método de Educação Física com “alma nacional” (1937-1945) |
Iara Marina dos Anjos Bonifácio/ Anderson da Cunha Baia | Dos caminhos da ginástica sueca pelo mundo: a perspectiva a partir dos sujeitos |
Marcela Pereira Freitas Lemos /Irlen Antoonio Gonccalves | História da Escola Agrícola de Lavras: o protestantismo e a educação do trabalhador do campo (1908 -1938) |
Larissa Modesto dos Santos/ Paula Cristina David Guimarães |
Alexina
Pinto: Reflexão da atuação docente de uma professora são-
joanense do final do século XIX e início do século XX
|
Jonatas Roque Ribeiro | A história de Áurea: educação, cidadania e raça na trajetória de uma intelectual negra . |
Marília
Neto Kappel
| Intelectuais mediadores na Athenas de Minas: Literatos, Jornalistas e Inspetores de ensino e a fundação da Academia Mineira de Letras (1909) |
6. Eixo Temático – Intelectuais e projetos educacionais:
07 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 202 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Barbara Braga Penido Lima | Affonso Penna e os projetos de engrandecimento mineiro: repertórios políticos sobre a escolarização técnica. |
Bruna
de Oliveira Fonseca
| As Lições de Pedagogia de Manoel Bomfim: o problema da felicidade. |
Daise da Silva Santos | De volta à Europa: Francisco Lins em correspondência ao Jornal Minas Gerais (1930) |
Helbert Félix Vieira/ Irlen Antônio Gonçalves | O ensino profissional no pensamento do político e intelectual Fidélis Gonçalves Reis |
Ismael Krishna de Andrade Neiva |
A
trajetória de Anibal Mattos como professor e promotor das artes
em Belo Horizonte
|
7. Eixo Temático – Imprensa e impressos educacionais:
08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:30 -Auditório 202 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Alice Lopes Spindula/ Raphael Ribeiro Machado | Adentrando a variedade discursiva das publicações da revista “Vida Doméstica” na primeira metade do século XX |
Camila Andrade dos Santos Canuto /Ana Cristina Pereira Lage | Discursos acerca da educação feminina nos jornais diamantinenses a partir da segunda metade do século XIX |
Eli Ribeiro dos Santos | A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940) |
Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão | Livros didáticos acessíveis no Brasil oitocentista: reflexões sobre a produção e os usos de livros escolares para pessoas com deficiência visual. |
Thiago Andreuci Alves Silva Karen Dayanne Nunes | A potencialidade do periódico “O Arquidiocesano” como fonte para a História da Educação |
Adriene Santanna/ Rosana Areal Carvalho |
O
jornal A
verdade
e o fim do trabalho servil: “hosanas
aos que praticam beneficências e honra aos que as merecem”.
|
8. Eixo Temático – Formação e profissão docente:
07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:30 – Auditório 203 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Alisson José da Silva Esteves Pereira/ Gilvanice Barbosa da Silva Musial | A ESCOLA PRIMÁRIA DISTRITAL DE VERA CRUZ – PINDAHYBAS: um estudo sobre as táticas elaboradas pela professora Maria Estephania para a não supressão da cadeira primária (1901-1909) |
Sonia Maria dos Santos /Kellen Cristina Costa Alves Bernadelli | Vivencias e experiências de uma alfabetizadora do ensino rural: Eurides Pereira de Souza. |
Faber
Clayton Barbosa
| A biblioteca de um padre mestre no sertão: obras literárias e práticas educativas na vila de Pitangui no contexto das reformas pombalinas |
Wellington Pereira Silva /Vera Lúcia Nogueira | A atuação do professor régio no Termo de Mariana (1772-1835) |
Luan Manoel Thomé/ Flávio César Freitas Vieira | “O exercício da profissão de professor no Grupo Escolar de Diamantina (1907-1909)” |
Fabiane
Almeida Silva
| A Trajetória Profissional do Supervisor Escolar: Sujeito Transformador do Contexto Educativo |
Susane
da Costa Waschinewski
|
O
arquivo pessoal de uma professora catarinense no Programa de
Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar PABAEE
|
Gyna de Ávila/ Ana Cláudia Avelar | Outros olhares para a História da Educação Física: os livros e os manuais em diálogo com a história dos impressos. |
9. Eixo Temático – Formação e profissão docente:
08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 203 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Gabriela Marques de Sousa /Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro | A formação do professor em Minas Gerais no tramitar da Primeira República: a Escola Normal de Diamantina, 1878 a 1905 |
Kamilla Botelho de Oliveira /Alvanize Valente Fernandes Ferenc | Monitoria: da escola às Universidades, passado e presente. |
Naíse Valéria Guimarães Neves /Sarah Menezes Rocha | Memórias de Infância: com a palavra as professoras de educação infantil. |
Neusa Aureliana Ribeiro /Flávio César Freitas Vieira | Formação e atuação de professores: profissionalismos dos professores da Escola Normal Oficial de Diamantina entre 1951 e 1954 |
Thassiana Aparecida de Paula /Paula Cristina David Guimarães | As práticas educativas destinadas à formação de professoras no início do século XX: uma análise do Colégio Imaculada Conceição de Barbacena – Minas Gerais. |
Sauloéber Tarsio de Souza /José Lito Salustriano da Silva | “Professores, Mestres e Educadores”: a Docência aos olhos do Jornal O Repórter (Uberlândia: 1950-1970) |
10. Eixo Temático: Educação e gerações:
08 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 203 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Ana Tereza da Silva Nunes/ Márcio Danelon | Educação recatada: discursos filosóficos e construções de feminilidade |
Cecília Rodrigues Fadul /Ana Maria de Oliveira Galvão | Escolas de memórias: representações da escola entre novos letrados (Minas Gerais, décadas de1900 a 1930) |
Ellen Pereira Neves /Juliana Agostini | “O Passado Não Está Apenas no Passado”: Efeito de “Permanência e Durabilidade” do Discurso Médico na Educação, Veiculados por Manuais do Professor de Ciências (1953- 2018) |
Faber Clayton Barbosa /Nelian Karolina Belico Marques Scarano | Educação e sobrevivência: estratégias de donas e plebeias para prover o seu sustento e a manutenção da família nas vilas de Sabará e Pitangui (1750 – 1850) |
Patrícia Geralda Resende Souza/ Écio Antônio Portes |
Descontinuidade
das vantagens escolares: um estudo de caso intergeracional.
|
11. Eixo Temático – Disciplinas escolares e ensino da história da educação:
07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:30 – Auditório 204 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | titulo |
Alice Matoso da Costa /Silva Leonardo dos Santos Neves | A desconstrução curricular da disciplina Psicologia da Educação no contexto das escolas normais |
Caio Correa Derossi/ Joana D’Arc Germano Hollerbach | A disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal de Viçosa (UFV): parte do Projeto Político-Pedagógico do Regime Militar para as universidades brasileiras. |
Daniele Leonor Moreira Gonçalves/ Carla Simone Chamon | De disciplina a curso superior: a trajetória do ensino de Economia Doméstica no Brasil (1827-1948) |
Geraldo Gonçalves de Lima/ Décio Gatti Júnior | O Instrumentalismo de John Dewey (1859-1952) na perspectiva de manuais escolares de História da Educação e/ou Pedagogia no Brasil |
Jeane Carla Oliveira de Melo | Ensino de História e historiografia do Maranhão oitocentista através da obra Resumo de História do Brazil (1868) |
Paula Furtado Nani /Paula Cristina David Guimarães | A representação dos negros: uma análise comparativa em coleções de livros didáticos de História de Gilberto Vieira Cotrim (2002 e 2017) |
Dulcineia Aparecida Ferraz Ribeiro / Jefferson da Costa Moreira | Educação e Mudança: Inventariando o passado e abrindo novos caminhos no presente |
12. Eixo Temático – Teoria da história e historiografia da educação:
07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 205 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Décio Gatti Júnior/ Giseli Cristina do Vale Gatti | A História das Instituições Escolares: aspectos conceituais, historiografia e características da investigação recente |
Juliano Henrique Soares Andrade | A História Cultural como instrumento de análise dos processos e práticas educativas nas associações religiosas leigas entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do XIX na Capitania de Minas Gerais. |
Sauloéber Tarsio de Souza /José Lito Salustriano da Silva | O Jornal Correio de Uberlândia como Fonte para a História da Educação do Triângulo Mineiro (1950-1970) |
Bruno
Bernardes Carvalho
|
Organização
da instrução pública em Uberaba-MG no contexto da República
Velha (1895 – 1917)
|
Polyana
Gomes de Matos
|
O
dispositivo da obrigatoriedade escolar:
disputas,
negociações e desafios (2006-2016)
|
13. Eixo Temático – Educação profissional:
07 de maio de 2019 – Horário: 16:15 às 18:00 – Auditório 205 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Edmar de Oliveira Souza/ Irlen Antônio Gonçalves | Contribuições do contextualismo linguístico para a análise do discurso político sobre o ensino profissional. |
Eliezer Raimundo de Sousa Costa | Ensino Técnico e Tecnológico e Modernização |
Geraldo Gonçalves de Lima | Reforma do Ensino Médio [Lei n.º 13.415/2017] versus Ensino Médio Integrado: entre o dualismo escolar e a formação politécnica e omnilateral. |
Natália Luize Pereira da Conceição/ Carla Simone Chamon | A educação profissional na escrita de Pires de Almeida: um estudo sobre a obra “Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação” de 1889 |
Nelian Karolina Belico Marques Scarano | Os ofícios manuais e a educação feminina nas Minas Colonial: percepções pelos inventários da Vila Real de Sabará (1750 – 1800) |
Jaqueline Maria da Silveira e Silva /Irlen Antônio Gonçalves |
História
da instituição que educa para o comércio: de Lyceu Mineiro
(1927) a Colégio Padre Curvelo (1950)
|
14. Eixo Temático – Educação, movimentos sociais, etnia e gênero:
08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 204 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Daniela Oliveira Ramos dos Passos |
A
construção da cidade de Belo Horizonte e a formação
educacional das classes trabalhadoras (1893-1930).
|
Leidiany Peric dos Santos | “Educação e diversidade na sala de aula: a educação das relações étnico-raciais na perspectiva de estudantes do ensino básico” |
Natália
Maria da Cruz Ferreira
|
Mulheres
de papel: práticas de violência contra mulher nas páginas da
imprensa mineira
|
Regiane Cristina da Silva/ Silvani dos Santos Valentim | Engenharia, classe e epiderme: negros (as) engenheiros (as) egressos (as) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – ano 2017 |
Régis Rodrigues Elisio | O ensino de História frente a emergência das Leis 10.639/03 e 11.645/08: políticas educacionais em perspectiva |
Marileide Lázara Cassoli |
“Educar
os genes: ordem e “desordem” na cidade planejada. Belo
Horizonte, 1897-1930.
|
15. Eixo Temático – Processos educativos e práticas de sociabilidade não escolares:
08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 205 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Ivo Venerotti/ Aline Lúcia Nogueira Medeiros | Educação dos sentidos e das sensibilidades: relatos de mulheres viajantes pelo Brasil oitocentista. |
Tainah Fernandes Teixeira Lessa/ Vera Lúcia Nogueira | A educação dos sentidos e das sensibilidades na regulação do espaço público marianense (1828). |
Helder de Morais Pinto/ Ederlaine Aparecida Seixas | Uma instituição cultural entre um patrono polêmico e seu acervo, uma casa monumental e seus serviços de pesquisa e educação patrimonial? |
Márcia Onísia da Silva /Vanilda de Paiva Bastos | Para além da academia a formação docente no cotidiano da escola e da família e as subjetividades. |
Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso /Aline Rodrigues de Souza Sales | A Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe e os processos culturais e educativos |
16. Eixo Temático – Processos educativos e práticas de sociabilidade não escolares:
08 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 205 (Pavilhão de Auditórios)
Nome | Título |
Hilton César de Oliveira | Sob a vigilância do pastor |
Jackson Jardel dos Santos | Caminhos de pedras: as histórias de vida e as itinerâncias educativas dos charreteiros de Tiradentes |
Leonardo Ribeiro Gomes | “Práticas de recreação para os jovens rurais dos 4-H Clubs dos Estados Unidos e dos Clubes 4-S do Brasil: a circulação de um modelo |
Natália Félix de Melo | Repensando Tradições: O Projeto Pátria Amada Esquarteja e as relações entre História, Memória e Educação. |
Virginia
Aparecida Ambrosio
| A Infância na Colônia José Teodoro sob o olhar do Fotógrafo João da Costa (São João del Rei, 1960 – 1970). |