Programação e horários das Comunicações e pôsteres

Confira o Caderno de Resumos do X COPEHE, baixe no celular e acompanhe durante o evento:

https://xcopeheufvjm.files.wordpress.com/2019/05/caderno-de-resumos-x-copehe-ufvjm.pdf

Atenção:

  1. O X COPEHE acontecerá no Campus JK (Rodovia MGT 367 – Alto da Jacuba, Diamantina, MG)
  2. Os minicursos, comunicações e pôsteres acontecerão no 2o andar do prédio do Pavilhão de Auditórios.
  3. Cada comunicação deverá ser apresentada em 15 minutos. Ao final de cada sessão haverá 30 minutos para a discussão dos trabalhos.
  4. Conferências e Mesas Redondas acontecerão no Auditório da Reitoria.

PROGRAMAÇÃO GERAL

06 de maio de 2019

14:00 às 19:00 – credenciamento (auditório 208 – Pavilhão de Auditórios)

19:00 – Evento cultural e abertura (Auditório da Reitoria)

19:30 – Conferência de Abertura – Dra. Thaís Nivia de Lima e Fonseca (UFMG) – “Pesquisas em História da Educação:olhares sobre Capitania de Minas Gerais”

07 de maio de 2019

08:00 às 10:00 – Minicursos (Pavilhão de Auditórios)

10:00 às 12:00 – Mesa Redonda – “Revisitando o I COPEHE: perspectivas de pesquisa em História da educação em Minas Gerais.” – Dr. Irlen Antônio Gonçalves (CEFET-MG); Dr. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) – Auditório da Reitoria

14:00 às 18:00 – Comunicações (Pavilhão de Auditórios)

17:00 às 19:00 – Apresentação de Pôsteres (Pavilhão de Auditórios – 2o andar)

19:00 – Lançamento de Livros

08 de maio de 2019

08:00 às 10:00 – Minicursos (Pavilhão de Auditórios)

10:00 às 12:00 – Mesa Redonda “História do ensino da História da Educação” – Dr. Décio Gatti Jr. (UFU) ; Dr. Marcus Vinícius Fonseca (UFOP); Dr. Denilson Santos de Azevedo (UFV) ( Auditório da Reitoria)

14:00 às 18:00 – Comunicações (Pavilhão de Auditórios)

19:00 – Atividade Cultural

19:30 – Conferência de Encerramento – “Perspectivas da História da educação na atualidade.” Dr. Carlos Eduardo Vieira (UFPR) – Presidente da SBHE (Auditório da Reitoria)

COMUNICAÇÕES

  1. Eixo Temático-Políticas e instituições educativas:

07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 201 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Arlene de Paula Lopes Amaral Escola do campo no município de Viçosa-MG: memória, política e práticas
Sashanicol Rocha Havenith/ Leonardo Santos Neves O ensino superior em Minas Gerais: as instituições e a legislação no período republicano
Laryssa Sampaio Ferreira/ Denilson Santos de Azevedo
A sedimentação e/ou ressignificação da imagem e identidade da UFV a partir da atuação do jornalista e fotógrafo José Paulo Martins (1981-2012)
Virgínia Lages Silva / Rosana Baptista de Souza Nossa Cidade – por uma política pública mnemônica
Christianni Cardoso Morais/ Ana Maria Nogueira Oliveira “Minha escola, meu patrimônio”: a educação museal na parceria universidade-escola-museu.
Vinicius Vieira Silva
No percurso vivido das legislações e do currículo (1980-2014): uma historiografia da institucionalização da Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Marta Helena, em Uberlândia/Minas Gerais.

2. Eixo Temático-Políticas e instituições educativas:

07 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 201 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Fabiana de Oliveira Bernardo Caixa escolar em Minas Gerais: o papel dos sócios na garantia da frequência escolar das crianças pobres – (1910-1912)
Francis Albert Cotta A fabricação do Soldado Mineiro: inclusão e exclusão sociais no processo de formação profissional da Força Pública (1912-1946).
Juliana Agostini/ Ellen Pereira Neves A política e o lugar da educação (Ginásio Santo Antônio, 1909-1945)
Leandro Silva de Paula De Benjamin Constant a Rivadávia Corrêa: a Cultura Política Republicana e a Escola de Farmácia de Ouro Preto
Júlio Resende Costa
A instituição dos grupos escolares: sistematização da educação primária no Brasil na Primeira República e a produção de uma nova cultura escolar.

3. Eixo Temático-Políticas e instituições educativas:

08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 201 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Danilo Araújo Moreira O debate público sobre educação na província de Minas: discurso e representações nas falas oficiais.
Fabiana Inácia da Silva Assunção / Paula Cristina David Guimarães Práticas educativas no Asylo e no Gymnasio de São Francisco de Assis em São João del Rei (1888-1921).
Jumara Seraphim Pedruzzi O espaço físico da Escola Normal de Ouro Preto na segunda metade do século XIX: a busca por um prédio próprio para a Instituição
Leandro Carvalho Silva/ Vera Lúcia Nogueira A filantropia e a reconfiguração do espaço urbano: apontamentos para uma reflexão sobre o desenvolvimento da instrução na Província de Minas Gerais (1865-1879)
Sandra Gonçalves Pires /Francisco Jardel Costa Pereira Do cru ao cozido: a constituição do município e da educação leopoldinense no período imperial brasileiro (1831-1889)
Vera Lúcia Nogueira A Companha Auxiliadora da Instrução Pública de Ouro Preto (1839) como projeto político do professor Herculano Ferreira Penna (1811-1867)

4. Eixo Temático-Políticas e instituições educativas:

08 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 201 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Meirelle Aiane Almeida Loredo/ Leonardo do Santos Neves O Colégio Nossa Senhora das Dores e o projeto educacional das Filhas da Caridade em Diamantina 1905-1925
Jardel Costa Pereira/ Jefferson da Costa Moreira A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos e a criação do Ginásio Coronel Rozendo em Carrancas, MG.
Mônica do Carmo Nascimento/ Flávio César Freitas Vieira Escolarização da Escola Normal Oficial de Diamantina no período de 1928 a 1938
Thayná Luana Borges/ Denilson Santos de Azevedo
O processo de criação e os primeiros anos do Ginásio Raul de Leoni (1962-1973)
Wilney Fernando Silva/ Gersiane Franciere Freitas Ribeiro
O calendário do Grupo Escolar João Alcântara sob a bênção da Igreja Católica: tessituras de um tempo e de um espaço (1941-1953)

5. Eixo Temático – Intelectuais e projetos educacionais:

07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 202 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Anna Luiza Ferreira Romão/ Andrea Moreno O processo de criação do Método de Educação Física com “alma nacional” (1937-1945)
Iara Marina dos Anjos Bonifácio/ Anderson da Cunha Baia Dos caminhos da ginástica sueca pelo mundo: a perspectiva a partir dos sujeitos
Marcela Pereira Freitas Lemos /Irlen Antoonio Gonccalves História da Escola Agrícola de Lavras: o protestantismo e a educação do trabalhador do campo (1908 -1938)
Larissa Modesto dos Santos/ Paula Cristina David Guimarães Alexina Pinto: Reflexão da atuação docente de uma professora são- joanense do final do século XIX e início do século XX
Jonatas Roque Ribeiro A história de Áurea: educação, cidadania e raça na trajetória de uma intelectual negra .
Marília Neto Kappel
Intelectuais mediadores na Athenas de Minas: Literatos, Jornalistas e Inspetores de ensino e a fundação da Academia Mineira de Letras (1909)

6. Eixo Temático – Intelectuais e projetos educacionais:

07 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 202 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Barbara Braga Penido Lima Affonso Penna e os projetos de engrandecimento mineiro: repertórios políticos sobre a escolarização técnica.
Bruna de Oliveira Fonseca
As Lições de Pedagogia de Manoel Bomfim: o problema da felicidade.
Daise da Silva Santos De volta à Europa: Francisco Lins em correspondência ao Jornal Minas Gerais (1930)
Helbert Félix Vieira/ Irlen Antônio Gonçalves O ensino profissional no pensamento do político e intelectual Fidélis Gonçalves Reis
Ismael Krishna de Andrade Neiva A trajetória de Anibal Mattos como professor e promotor das artes em Belo Horizonte

7. Eixo Temático – Imprensa e impressos educacionais:

08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:30 -Auditório 202 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Alice Lopes Spindula/ Raphael Ribeiro Machado
Adentrando a variedade discursiva das publicações da revista “Vida Doméstica” na primeira metade do século XX
Camila Andrade dos Santos Canuto /Ana Cristina Pereira Lage Discursos acerca da educação feminina nos jornais diamantinenses a partir da segunda metade do século XIX
Eli Ribeiro dos Santos A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940)
Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão Livros didáticos acessíveis no Brasil oitocentista: reflexões sobre a produção e os usos de livros escolares para pessoas com deficiência visual.
Thiago Andreuci Alves Silva Karen Dayanne Nunes A potencialidade do periódico “O Arquidiocesano” como fonte para a História da Educação
Adriene Santanna/ Rosana Areal Carvalho
O jornal A verdade e o fim do trabalho servil: “hosanas aos que praticam beneficências e honra aos que as merecem”.

8. Eixo Temático – Formação e profissão docente:

07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:30 – Auditório 203 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Alisson José da Silva Esteves Pereira/ Gilvanice Barbosa da Silva Musial A ESCOLA PRIMÁRIA DISTRITAL DE VERA CRUZ – PINDAHYBAS: um estudo sobre as táticas elaboradas pela professora Maria Estephania para a não supressão da cadeira primária (1901-1909)
Sonia Maria dos Santos /Kellen Cristina Costa Alves Bernadelli Vivencias e experiências de uma alfabetizadora do ensino rural: Eurides Pereira de Souza.
Faber Clayton Barbosa
A biblioteca de um padre mestre no sertão: obras literárias e práticas educativas na vila de Pitangui no contexto das reformas pombalinas
Wellington Pereira Silva /Vera Lúcia Nogueira
A atuação do professor régio no Termo de Mariana (1772-1835)
Luan Manoel Thomé/ Flávio César Freitas Vieira “O exercício da profissão de professor no Grupo Escolar de Diamantina (1907-1909)”
Fabiane Almeida Silva
A Trajetória Profissional do Supervisor Escolar: Sujeito Transformador do Contexto Educativo
Susane da Costa Waschinewski
O arquivo pessoal de uma professora catarinense no Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar PABAEE
Gyna de Ávila/ Ana Cláudia AvelarOutros olhares para a História da Educação Física: os livros e os manuais em diálogo com a história dos impressos.

9. Eixo Temático – Formação e profissão docente:

08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 203 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Gabriela Marques de Sousa /Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro A formação do professor em Minas Gerais no tramitar da Primeira República: a Escola Normal de Diamantina, 1878 a 1905
Kamilla Botelho de Oliveira /Alvanize Valente Fernandes Ferenc Monitoria: da escola às Universidades, passado e presente.
Naíse Valéria Guimarães Neves /Sarah Menezes Rocha Memórias de Infância: com a palavra as professoras de educação infantil.
Neusa Aureliana Ribeiro /Flávio César Freitas Vieira
Formação e atuação de professores: profissionalismos dos professores da Escola Normal Oficial de Diamantina entre 1951 e 1954
Thassiana Aparecida de Paula /Paula Cristina David Guimarães As práticas educativas destinadas à formação de professoras no início do século XX: uma análise do Colégio Imaculada Conceição de Barbacena – Minas Gerais.
Sauloéber Tarsio de Souza /José Lito Salustriano da Silva “Professores, Mestres e Educadores”: a Docência aos olhos do Jornal O Repórter (Uberlândia: 1950-1970)

10. Eixo Temático: Educação e gerações:

08 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 203 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Ana Tereza da Silva Nunes/ Márcio Danelon Educação recatada: discursos filosóficos e construções de feminilidade
Cecília Rodrigues Fadul /Ana Maria de Oliveira Galvão Escolas de memórias: representações da escola entre novos letrados (Minas Gerais, décadas de1900 a 1930)
Ellen Pereira Neves /Juliana Agostini “O Passado Não Está Apenas no Passado”: Efeito de “Permanência e Durabilidade” do Discurso Médico na Educação, Veiculados por Manuais do Professor de Ciências (1953- 2018)
Faber Clayton Barbosa /Nelian Karolina Belico Marques Scarano
Educação e sobrevivência: estratégias de donas e plebeias para prover o seu sustento e a manutenção da família nas vilas de Sabará e Pitangui (1750 – 1850)
Patrícia Geralda Resende Souza/ Écio Antônio Portes Descontinuidade das vantagens escolares: um estudo de caso intergeracional.

11. Eixo Temático – Disciplinas escolares e ensino da história da educação:

07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:30 – Auditório 204 (Pavilhão de Auditórios)

Nome titulo
Alice Matoso da Costa /Silva Leonardo dos Santos Neves A desconstrução curricular da disciplina Psicologia da Educação no contexto das escolas normais
Caio Correa Derossi/ Joana D’Arc Germano Hollerbach
A disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal de Viçosa (UFV): parte do Projeto Político-Pedagógico do Regime Militar para as universidades brasileiras.
Daniele Leonor Moreira Gonçalves/ Carla Simone Chamon De disciplina a curso superior: a trajetória do ensino de Economia Doméstica no Brasil (1827-1948)
Geraldo Gonçalves de Lima/ Décio Gatti Júnior
O Instrumentalismo de John Dewey (1859-1952) na perspectiva de manuais escolares de História da Educação e/ou Pedagogia no Brasil
Jeane Carla Oliveira de Melo Ensino de História e historiografia do Maranhão oitocentista através da obra Resumo de História do Brazil (1868)
Paula Furtado Nani /Paula Cristina David Guimarães A representação dos negros: uma análise comparativa em coleções de livros didáticos de História de Gilberto Vieira Cotrim (2002 e 2017)
Dulcineia Aparecida Ferraz Ribeiro / Jefferson da Costa Moreira
Educação e Mudança: Inventariando o passado e abrindo novos caminhos no presente

12. Eixo Temático – Teoria da história e historiografia da educação:

07 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 205 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Décio Gatti Júnior/ Giseli Cristina do Vale Gatti A História das Instituições Escolares: aspectos conceituais, historiografia e características da investigação recente
Juliano Henrique Soares Andrade A História Cultural como instrumento de análise dos processos e práticas educativas nas associações religiosas leigas entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do XIX na Capitania de Minas Gerais.
Sauloéber Tarsio de Souza /José Lito Salustriano da Silva O Jornal Correio de Uberlândia como Fonte para a História da Educação do Triângulo Mineiro (1950-1970)
Bruno Bernardes Carvalho
Organização da instrução pública em Uberaba-MG no contexto da República Velha (1895 – 1917)
Polyana Gomes de Matos
O dispositivo da obrigatoriedade escolar: disputas, negociações e desafios (2006-2016)

13. Eixo Temático – Educação profissional:

07 de maio de 2019 – Horário: 16:15 às 18:00 – Auditório 205 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Edmar de Oliveira Souza/ Irlen Antônio Gonçalves Contribuições do contextualismo linguístico para a análise do discurso político sobre o ensino profissional.
Eliezer Raimundo de Sousa Costa Ensino Técnico e Tecnológico e Modernização
Geraldo Gonçalves de Lima Reforma do Ensino Médio [Lei n.º 13.415/2017] versus Ensino Médio Integrado: entre o dualismo escolar e a formação politécnica e omnilateral.
Natália Luize Pereira da Conceição/ Carla Simone Chamon A educação profissional na escrita de Pires de Almeida: um estudo sobre a obra “Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação” de 1889
Nelian Karolina Belico Marques Scarano Os ofícios manuais e a educação feminina nas Minas Colonial: percepções pelos inventários da Vila Real de Sabará (1750 – 1800)
Jaqueline Maria da Silveira e Silva /Irlen Antônio Gonçalves

História da instituição que educa para o comércio: de Lyceu Mineiro (1927) a Colégio Padre Curvelo (1950)

14. Eixo Temático – Educação, movimentos sociais, etnia e gênero:

08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 204 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Daniela Oliveira Ramos dos Passos A construção da cidade de Belo Horizonte e a formação educacional das classes trabalhadoras (1893-1930).
Leidiany Peric dos Santos “Educação e diversidade na sala de aula: a educação das relações étnico-raciais na perspectiva de estudantes do ensino básico”
Natália Maria da Cruz Ferreira
Mulheres de papel: práticas de violência contra mulher nas páginas da imprensa mineira
Regiane Cristina da Silva/ Silvani dos Santos Valentim Engenharia, classe e epiderme: negros (as) engenheiros (as) egressos (as) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – ano 2017
Régis Rodrigues Elisio O ensino de História frente a emergência das Leis 10.639/03 e 11.645/08: políticas educacionais em perspectiva
Marileide Lázara Cassoli “Educar os genes: ordem e “desordem” na cidade planejada. Belo Horizonte, 1897-1930.

15. Eixo Temático – Processos educativos e práticas de sociabilidade não escolares:

08 de maio de 2019 – 14:00 às 16:00 – Auditório 205 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Ivo Venerotti/ Aline Lúcia Nogueira Medeiros Educação dos sentidos e das sensibilidades: relatos de mulheres viajantes pelo Brasil oitocentista.
Tainah Fernandes Teixeira Lessa/ Vera Lúcia Nogueira A educação dos sentidos e das sensibilidades na regulação do espaço público marianense (1828).
Helder de Morais Pinto/ Ederlaine Aparecida Seixas Uma instituição cultural entre um patrono polêmico e seu acervo, uma casa monumental e seus serviços de pesquisa e educação patrimonial?
Márcia Onísia da Silva /Vanilda de Paiva Bastos Para além da academia a formação docente no cotidiano da escola e da família e as subjetividades.
Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso /Aline Rodrigues de Souza Sales A Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe e os processos culturais e educativos

16. Eixo Temático – Processos educativos e práticas de sociabilidade não escolares:

08 de maio de 2019 – 16:15 às 18:00 – Auditório 205 (Pavilhão de Auditórios)

Nome Título
Hilton César de Oliveira Sob a vigilância do pastor
Jackson Jardel dos Santos Caminhos de pedras: as histórias de vida e as itinerâncias educativas dos charreteiros de Tiradentes
Leonardo Ribeiro Gomes “Práticas de recreação para os jovens rurais dos 4-H Clubs dos Estados Unidos e dos Clubes 4-S do Brasil: a circulação de um modelo
Natália Félix de Melo Repensando Tradições: O Projeto Pátria Amada Esquarteja e as relações entre História, Memória e Educação.
Virginia Aparecida Ambrosio
A Infância na Colônia José Teodoro sob o olhar do Fotógrafo João da Costa (São João del Rei, 1960 – 1970).